Compartilhar

A segurança pública é uma preocupação constante nas cidades, especialmente no que diz respeito a roubos de carros e crimes que possam pôr em risco a vida dos cidadãos. Para combater essa realidade, uma solução inovadora vem ganhando destaque: a Muralha Digital.

Mas você sabia que esse conceito é uma criação da Sentry?

Sim, durante uma visita à Itália, no ano de 2004, um dos fundadores da Sentry, que já trabalhava com sistemas de leitura de placas veiculares, conheceu os conceitos milenares de proteção perimetral que mantiveram intactas tantas cidades muradas. Características das cidades medievais, as muralhas da época eram construídas para defender castelos, fortalezas e cidades de ataques inimigos, funcionando como verdadeiros controles de acesso às comunidades da época.

Inspirada neste conceito, a Sentry passou a fazer projetos como se fossem grandes muralhas rodeando as cidades e cada estrada ou avenida cortada pela muralha. 

Ninguém entra e ninguém sai sem ser identificado! A cidade funciona como se fosse um grande condomínio.

A Sentry criou então, uma metodologia para projetar em 3D a muralha de cada cidade e isso facilitou a compreensão e aceitação do conceito por parte dos agentes de segurança pública.

Assim surgiu o primeiro sistema de Muralha Digital do Brasil, que, por meio do videomonitoramento, identifica e analisa os dados comportamentais de todos os veículos que entram, circulam e saem de determinadas cidades e regiões. A evolução da ferramenta e os fantásticos resultados na redução da criminalidade obtidos pelas cidades usuárias, comprovaram a eficiência do conceito que hoje é adotado por centenas de municípios. 

Logotipo da Sentry: 

Na mesma viagem, esse fundador conheceu Monteriggioni, uma pequena cidade da Toscana, com uma muralha de forma circular, tendo apenas duas portas opostas. Outra inspiração, desta vez para o logotipo da Sentry que passou a ser a visão aérea desta Comune.

Mas afinal, o que é a Muralha Digital?

A Muralha é um conceito materializado por meio da instalação de pontos de monitoramento e captura de imagens em todas as entradas e saídas dos municípios, criando um controle de acesso metropolitano.

Este mecanismo classifica e reúne um grande volume de dados em tempo real. Além de gerar análise estruturada e inteligente, verifica e cruza informações de diversas bases de dados, prevenindo e combatendo mais rapidamente a ação de criminosos.

E como funciona?

Com a Muralha Digital, todos os veículos que entram, circulam e saem das cidades são monitorados, gerando um amplo banco de dados (Big Data). Os módulos do sistema estão todos interligados, possibilitando uma rápida resposta das forças policiais diante de uma ocorrência.

Nosso algoritmo de inteligência artificial possibilita análises comportamentais do deslocamento veicular e cruzamentos de informações. O resultado disso? O apontamento preciso de veículos utilizados em cometimentos delituosos como furtos, roubos e demais crimes.

Quais são os mecanismos que formam a Muralha?

Em primeiro lugar, temos os Pontos de Coleta de imagens. Este, formado por câmeras responsáveis pela captura da imagem da passagem veícular para todo o processamento do sistema.

Nosso sistema também conta com a Captura Mobile, um poderoso aplicativo que transforma um smartphone em um ponto de captura móvel. Este processo permite capturar imagens de veículos de forma automática ou manual e averiguar em tempo real se há irregularidades.

Por fim temos o Portal OCR. Este serviço em nuvem permite que entidades privadas enviem imagens de veículos que adentram em suas dependências para a central de monitoramento e inteligência do seu município. O que permite a operação colaborativa entre a iniciativa público-privada.

A Muralha Digital é uma solução promissora para combater roubos de carros e outros crimes. Além de prevenir delitos, esse sistema contribui para aumentar a sensação de segurança dos cidadãos e fornecer informações valiosas para investigações policiais. Com esta criação da Sentry podemos caminhar em direção a cidades mais seguras, protegidas e inteligentes.

Mais notícias

Jundiaí e cidades da região que utilizam o Sistema Sentry estão mais seguras

Ler matéria

Elimine os veículos clonados do seu município!

Ler matéria

Município será contemplado com monitoramento do programa Vigia Mais MT

Ler matéria
Ver todas as notícias

Entre em
contato.