Estados e municípios brasileiros mostram como melhorar a Segurança Pública com tecnologia e integração!
Compartilhar

A criminalidade evolui ano após ano, tornando-se cada vez mais sofisticada. Por isso, atualizar estratégias e investir em soluções modernas de segurança pública deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade urgente para estados e municípios.
O crescimento urbano, a mobilidade intensa e a atuação integrada do crime exigem novas estratégias. No entanto, muitos municípios ainda operam com técnicas e tecnologias menos avançadas.
Como resultado, há dificuldade no compartilhamento de informações e no planejamento de ações preventivas, com impacto direto na eficiência das forças de segurança.
Como melhorar a segurança pública com soluções modernas?
Nos dias atuais, a segurança pública não pode ser apenas reativa. Resultados consistentes exigem planejamento, integração e inteligência.
Nesse contexto, tecnologias dedicadas ganham protagonismo!
Sistemas inteligentes permitem analisar dados em tempo real e antecipar riscos. Além disso, a integração entre municípios fortalece o combate ao crime, através da troca de informações – que amplia o alcance das ações e reduz falhas operacionais.
Portanto, investir em inteligência integrada é um passo essencial para quem busca melhorar a segurança pública de forma consistente.
A inteligência que gera resultados consistentes
Em locais onde o uso de uma poderosa ferramenta de análise inteligente e compartilhamento de dados em uma rede colaborativa, como a Muralha Digital Sentry, já é realidade, os resultados se tornam consistentes.
Niterói-RJ: referência em como melhorar a segurança pública

Niterói, por exemplo, foi apontada no Relatório Global de Segurança 2025 – realizado pela consultoria Gallup – como uma das cidades mais seguras do Brasil e da América Latina.
Segundo os dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP) do município, os roubos de veículos caíram 19,6% em comparação a 2024. Além disso, os roubos de cargas tiveram uma redução ainda mais acentuada, de 42,3%.
Quedas que evidenciam o sucesso de uma estratégia baseada em integração e inteligência.
Segundo o prefeito Rodrigo Neves:
“O resultado de 2025 mostra que acertamos ao investir em integração entre forças de segurança, ampliação de efetivo nas ruas, inteligência, tecnologia e prevenção social.”
Itapira-SP: quedas de até 81% nos índices criminais

Em Itapira, os furtos e roubos despencaram até 81%. O resultado veio com o uso de tecnologia e o fortalecimento da Guarda Civil Municipal.
Entre janeiro e outubro de 2022, Itapira contabilizou 107 ocorrências de roubo em geral. Em 2025, o índice recuou de forma significativa, chegando a 21 casos no mesmo período.
Do mesmo modo, as ocorrências envolvendo o roubo de veículos também apresentaram queda acentuada. Em 2022, foram registrados 90 casos entre janeiro e outubro. No mesmo período, em 2025, os números despencaram, com apenas 17 registros – uma redução de cerca de 81%.
A comandante da GCM, Patrícia Zacariotto, afirma:
“Essa queda expressiva demonstra que investir em segurança, tecnologia e valorização do efetivo gera resultados concretos.”
Muralha Digital Sentry: tecnologia e inteligência com impactos positivos na segurança pública
A Muralha Digital Sentry é um ecossistema completo de inteligência que conecta municípios e estados em uma única rede integrada.
Além de apoiar operações diárias, a plataforma fortalece o planejamento da segurança pública com estratégias preditivas que viabilizam respostas mais eficientes e decisões baseadas em dados.
E os resultados de municípios como Niterói e Itapira evidenciam a maneira com que essa inteligência integrada impulsiona a Segurança Pública no Brasil.
A Muralha Digital Sentry é a prova de que é possível tornar regiões inteiras mais inteligentes, conectadas e seguras. Porque segurança pública eficiente nasce da colaboração, inovação e de decisões orientadas.







