Dicas de segurança para o fim do ano: como se proteger e aproveitar o período com tranquilidade
Compartilhar

O fim do ano é um período de maior circulação de pessoas. Por isso, cresce também a atenção com a prevenção e com a segurança nas cidades.
Neste cenário, aplicar dicas de segurança para o fim do ano é essencial para reduzir riscos e garantir um ambiente mais tranquilo para todos.
Confira!
1. Redobre a atenção em locais com grande fluxo de pessoas
Shoppings, centros comerciais e regiões turísticas se tornam mais movimentados nesta época do ano. Esse movimento aumenta as oportunidades para furtos e golpes.
Mantenha objetos pessoais sempre por perto, evite o uso de celulares em movimento e sempre que precisar parar para resolver algo sozinho, opte por locais bem iluminados.
2. Planeje deslocamentos com antecedência
Durante o fim do ano, o trânsito fica naturalmente mais intenso — muitas pessoas pegam a estrada para visitar a família ou celebrar com amigos.
Avise alguém de confiança sobre seus deslocamentos, cheque rotas com antecedência e evite trajetos desconhecidos durante a noite.
Neste processo, vale também conferir as vias que contam com monitoramento ativo, no caso de precisar acionar as forças de segurança em uma situação de risco.
3. Cuide da segurança em casa durante viagens
Antes de viajar, certifique-se de fechar bem portas e janelas e evite divulgar sua ausência nas redes sociais.
Peça para um vizinho, familiar ou amigo recolher correspondências e manter algum movimento na residência — como luzes acesas ou sons no interior do imóvel.
Essas medidas simples ajudam a inibir a ação de criminosos, reduzem riscos e evitam surpresas indesejadas na volta para casa.
4. Valorize ações coletivas de prevenção
Por fim, condomínios, associações e comércios locais podem organizar estratégias conjuntas!
Essas ações, além de conectar moradores e comerciantes, estimulam a troca de informações e fortalecem a sensação de segurança em bairros e municípios inteiros.
Por isso, manter diálogo aberto ajuda toda a comunidade.
Como a tecnologia reforça a segurança pública no fim do ano
Para além da segurança privada individual, ferramentas tecnológicas e inteligentes já auxiliaram estados e municípios a transformar indicadores de Segurança Pública.
Hoje, a integração de câmeras, sistemas inteligentes e análise de dados amplia a capacidade de resposta das equipes e contribui para a redução de ocorrências..
No Mato Grosso, por exemplo, o Programa Vigia Mais MT utiliza as tecnologias avançadas da Muralha Digital Sentry para fortalecer ações preventivas – e os resultados se comprovam na prática.
Somente em 2025, o estado recuperou R$ 19,6 milhões em veículos roubados e furtados, devolvidos aos proprietários.
Além disso, o projeto já integra 129 municípios e conta com mais de 15 mil câmeras distribuídas pelo território.
Os dados comprovam o impacto positivo da tecnologia na segurança e na vida da população.
Outro exemplo é o município de Tatuí (SP).
Em 2025, o uso do Sentry auxiliou na recaptura de 17 procurados pela Justiça em um único mês.
As ações, além do impacto direto no aumento da sensação de segurança da população, demonstra como o uso de ferramentas modernas acelera investigações, conecta equipes e aumenta a eficiência das operações.
Muralha Digital Sentry: um ecossistema completo para apoiar a segurança pública
A Muralha Digital Sentry se destaca como uma das soluções mais inovadoras do país. O ecossistema integra câmeras, algoritmos de inteligência artificial e sistemas avançados para apoiar as forças de segurança.
Além disso, a plataforma oferece análises em tempo real e cruzamento inteligente de dados. Por isso, as equipes conseguem tomar decisões mais rápidas e eficientes.
A tecnologia também facilita investigações, amplia a visibilidade territorial e acelera ações de prevenção ao crime.
Hoje, a Muralha Digital Sentry já está presente em mais de 140 municípios e em 5 estados brasileiros com resultados reforçam a importância das novas tecnologias para proteger regiões inteiras e reduzir índices de criminalidade durante o ano inteiro — inclusive no período de fim de ano, quando a demanda por segurança aumenta.
Aplicar dicas de segurança para o fim do ano é essencial para garantir tranquilidade durante esse período. No entanto, a proteção se torna ainda mais eficiente quando integrada à tecnologia!





