Compartilhar

A criação de Centrais de Monitoramento possibilitou – através da análise de imagens geradas por câmeras de monitoramento instaladas nas ruas das cidades -, a investigação de crimes ocorridos nos municípios.

Porém, as ações criminosas estão cada vez mais refinadas, e tal aperfeiçoamento exige que os mecanismos de proteção sejam aprimorados e que atuem de forma conjunta para oferecer soluções avançadas no combate à criminalidade. 

A tecnologia tornou-se um instrumento fundamental de auxílio à defesa para a Segurança Pública e uma alternativa eficaz para trazer segurança às cidades.

A integração dos sistemas de VMS com a Muralha Digital Sentry proporcionam o uso da inteligência para a prevenção de crimes e dessa forma reduzem os índices de criminalidade das cidades.

Acompanhe a seguir a diferença entre os sistemas:

Vídeo Monitoramento (VMS)

As centrais de videomonitoramento abriram espaço para uma nova perspectiva de segurança pública. Com a criação deste espaço é possível vigiar – através das câmeras de videomonitoramento -, o que está acontecendo nos ambientes monitorados, buscando nas imagens gravadas elementos que possam auxiliar as forças policiais. 

Como operam os sistemas tradicionais

Os sistemas de VMS tradicionais utilizam câmeras de videomonitoramento nas ruas dos municípios que permitem que os profissionais visualizem as imagens geradas pelas câmeras. Essas imagens podem estar gravadas ou serem acompanhadas em tempo real. 

Geralmente, as imagens são utilizadas na pesquisa de eventos (crimes ou ocorrências). É possível, através do uso de LPR, consultar uma base de dados de carros roubados e/ou furtados cadastrados previamente.

Nos sistemas tradicionais de LPR, caso a placa do veículo esteja adulterada ou tenha sido substituída (algo muito frequente utilizado pelos criminosos), não será possível encontrá-lo.

Dessa forma, os sistemas tradicionais de Video Monitoramento com LPR acabam tendo pouco resultado na solução de crimes.

Entenda agora como a integração entre um sistema de VMS tradicional com a Muralha Digital Sentry funciona de forma efetiva na redução da criminalidade.

Sentry – Criadora do conceito Muralha Digital no Brasil

A plataforma Sentry foi criada em 2002 e foi desenvolvida especificamente para o uso na Segurança Pública. Atualmente está presente em mais de 100 municípios e 8 capitais.

O sistema tem sido fundamental na prevenção de crimes e na identificação de criminosos, atuando de forma preditiva e garantindo a redução sustentada dos índices criminais do município. Esta redução reflete no aumento da segurança, atraindo novos investimentos para as cidades e gerando uma melhor qualidade de vida aos munícipes. 

Como o Sentry funciona

Através do conceito de big data e do uso de inteligência artificial, a Muralha Digital Sentry utiliza os dados produzidos pelas câmeras de leitura de placas (LPR), bem como de fatos e boletins de ocorrências de crimes ocorridos no município, gerando para as forças policiais informações qualificadas para o combate à criminalidade.

Com a plataforma, é possível:

  • Detectar de forma automática veículos suspeitos na participação em cometimentos criminais;
  • Compartilhar informações relevantes e qualificadas entre municípios usuários da Muralha Digital Sentry;
  • Integrações com bancos de dados estaduais e federais*;
  • Agir de forma preventiva na atuação de criminosos;
  • Reduzir de forma sustentada a criminalidade

*mediante a convênios.

O que as cidades ganham com a utilização do Sentry integrado com VMS

A Muralha Digital Sentry utiliza câmeras de LPR posicionadas estrategicamente nas cidades, criando cercamentos de bairros, regiões ou até do município em sua totalidade.

Diferente dos sistemas tradicionais, o Sentry utiliza algoritmos de inteligência para o apontamento de veículos utilizados no cometimento de crimes, que normalmente não possuem nenhum tipo de restrição, atuando assim de forma preventiva na atuação dos criminosos. 

Outra vantagem da Muralha Digital Sentry é a necessidade de poucas pessoas na operação do sistema, otimizando os recursos humanos das centrais de videomonitoramento.

A plataforma possui atendimento e despacho integrado e módulos mobile, responsáveis pela otimização dos processos (consultas às informações, recebimento de alarmes e registros de boletins de ocorrências), entre outros serviços.

Ao integrar a Muralha Digital Sentry aos VMS, as soluções se complementam, potencializando a produção de conhecimento para o combate à criminalidade. 

O objetivo dessa integração é aproveitar o legado do município e levar inteligência para as centrais de VMS, a fim de tornar mais ágil e eficaz a ação das forças policiais.

Conheça mais sobre a Muralha Digital Sentry e torne sua cidade mais segura!

Mais notícias

O uso do Big Data nos sistemas de segurança

Ler matéria

Cordeirópolis expande o projeto Sentry após GRANDE REDUÇÃO de crimes

Ler matéria

Por que as cidades que utilizam o Sentry diminuem os índices de criminalidade?

Ler matéria
Ver todas as notícias

Entre em
contato.