Smart Cities: o futuro da tecnologia!
Compartilhar
Apesar de não tão recentes, as Smart Cities se mantêm cada vez mais atuais no cenário mundial. Categorizado como tendência para os projetos urbanos, e também o modelo de gestão pública mais eficiente, o conceito por trás das “cidades inteligentes” caminha lado a lado com a Muralha Digital Sentry.
Acompanhe!
As Smart Cities
Em primeiro lugar, o conceito das Smart Cities, criado na virada do século, parte da premissa da interatividade entre serviços para beneficiar a população.
Dentro deste modelo, o uso da tecnologia e da internet como ambiente de comunhão entre variados setores, é a chave para alcançar melhores índices de satisfação de habitantes e comércios locais. Nele, a busca por soluções mais eficientes de transporte, melhor gestão de resíduos, geração de energia limpa e aumento da segurança são prioridades.
Inserção da Muralha Digital Sentry
No quesito “segurança” ambos os conceitos se relacionam e se complementam. A Muralha Digital Sentry, assim como as “cidades inteligentes”, visa a melhora contínua dos índices de criminalidade de municípios e regiões.
A análise das imagens presentes em centrais de videomonitoramento, premissa base do sistema, possibilita que Secretarias de Segurança Pública tenham controle e gestão da circulação de veículos e indivíduos nos perímetros da cidade.
Com isso, é possível:
- Analisar o tráfego de veículos, mapeando comportamentos suspeitos;
- Capturar e monitorar placas de maneira eficiente;
- Identificar e deter suspeitos de envolvimento em crimes.
Pormenores
Materializando a teoria, na prática o sucesso de uma Smart City só é possível se todas as partes envolvidas operarem em conjunto. No uso da Muralha Digital Sentry, por exemplo, a chegada a resultados concretos não depende apenas da relação sistema-município.
Neste cenário, apesar da eficiência comprovada da análise de câmeras de segurança, ela só é tangível se houver o intermédio de um bom sistema de Provedores de Fibra Óptica, responsáveis pelas trocas de informação sistema-central de monitoramento.
Aos provedores de Fibra Óptica
Com a ascensão dos projetos de Smart Cities tem surgido uma grande oportunidade para os provedores explorarem os municípios com soluções de segurança eletrônica, pois como citado anteriormente, todas as câmeras necessitam de links de fibra óptica para funcionar. Dessa forma os ISP possuem uma grande competitividade com relação às empresas tradicionais que costumam explorar esse setor de segurança.
Diferente de um sistema tradicional de videomonitoramento, o Sentry trabalha com o conceito de Muralha Digital, instalando câmeras em todas as entradas e saídas dos municípios criando um cercamento eletrônico que registra todo o deslocamento veicular.
Esses deslocamentos geram dados para um BIG DATA que posteriormente são utilizados pelos algoritmos de inteligência artificial apontando veículos utilizados no cometimento criminal.
É um Provedor de Fibra Óptica? Clique aqui para conhecer as oportunidades Sentry!
Por fim, a implementação desse modelo de gestão é uma ótima solução para o futuro. Com ele, é possível resolver desde problemas básicos relacionados à estrutura do município até mesmo reduzir índices de violência, assegurando conforto para as próximas gerações.